quarta-feira, 27 de maio de 2009

Girar a Caneta

Girar a caneta, popularmente conhecido pelo nome em inglês Pen spinning, é um tipo de malabarismo ou passatempo muito popular em países asiáticos, mas que vem se difundindo nos últimos anos para outras regiões do planeta graças a expansão da internet. Consiste basicamente em rodar uma caneta em uma ou ambas das mãos, de forma sincronizada e rápida.

História

Não existe relatos de quem iniciou esse fenômeno, mas Hideaki Kondoh foi o primeiro spinner a criar um site público de pen spinning. Muitos falam que o pen spinning veio das manipulações com isqueiros e moedas, algumas manobras tinham semelhança no movimento. Desde então se espalhou rapidamente pelo mundo, e está crescendo cada vez mais.

Termos

Existe uma linguagem muito usada no meio dos praticante, que facilita na hora de conversar sobre o assunto. Apesar de ter começado no Japão, quase todos os termos variam do inglês, com exceção do espanhol onde os termos foram adequados para o castelhano:

* Pen spin ou Pen spinning: que na tradução livre é girar a caneta
* Spinner: nada menos que o praticante da modalidade
* Tricks: são os movimentos feitos com a caneta (o nome de todos os movimentos e suas variações também são em inglês)
* Reverse: todo movimento feito ao contrário
* Inverse: todos os tricks feitos "do lado contrário" do que o normal seria feito, por exemplo, se o normal é feito pelo dorso da mão, o inverse é feito pela palma.
* Combo: combinação de vários movimentos ao mesmo tempo
* Mod: abreviação de "modification", no português modificação. São canetas modificadas para um melhor desempenho na prática
* Insert: papéis impressos com cores e imagens para enfeitar os tubos das canetas
* C.O.P. ou COP: abreviação de "center of the pen", no português centro da caneta. Se localiza na metade da distância entre uma extremidade e a outra da caneta
* C.G.: abreviação de centro de gravidade, podendo também ser chamado de centro de massa. É onde a caneta se "equilibra", tendo dos dois lados o mesmo torque (peso vezes a distância ao eixo de referência).
* Caneta Balanceada: É o que todos os pen spinners procuram ter em seus mods. Quanto mais próximos o CG estiver do COP, mais balanceada estará a caneta. Esse balanceamento é perfeito quando os dois pontos se encontram.

Canetas

Para um pen spinner, a caneta usada é muito importante. Muitos fazem modificações em canetas normais, os chamados MOD's, para obter um melhor desempenho através de uma melhor distribuição do peso devendo o centro de gravidade (CG) estar no meio da caneta. Existem muitos MOD's conhecidos, feito com canetas dos mais diversos tipo, como por exemplo, Pentel, Faber Castell, Bic, etc.

Movimentos básicos

São quatro os movimentos básicos que todo iniciante deve aprender, a partir deles todos os outro movimentos mais complexos se baseiam, sendo que todos os movimentos vão e voltam (reverse):

ThumbAround

No ThumbAround a caneta passa por cima do polegar, fazendo uma revolução de 1.0 (360°)

FingerPass

Simples e mais conhecido, nele a caneta literalmente roda entre os dedos, mais especificamente passa de um slot para o outro seqüencialmente.

Sonic

Abreviação de supersonic, devido a grande velocidade que é executada. Entre os movimentos básicos é o mais difícil, já que a caneta passa do slot 2 para o slot 1, tendo que entrar e sair na mesma posição.

Charge

Pode ser feito em qualquer um dos slots, aqui o spinner gira a caneta circularmente no seu COP. É o movimento similar ao que os bateristas fazem com as baquetas, girando-as.

Onde aprender

Não existem escolas de Pen spin, por isso, deve-se ser aprendido através de amigos praticantes ou através da internet, que é o mais comum. Hoje, existem poucos sites sobre o assunto, além disso, a maioria está fora de manutenção (abandonado). O melhor site para se aprender é o Youtube, que conta com o maior acervo de vídeos (tutoriais ou performances). Existe também uma pagina do brasil que é a brpsb (Brasil Pen Spinning Board),que se encontra no endereço www.brpsb.com.

Curiosidades

* É muito praticado em escolas, faculdades e escritórios, lugares com alta concentração de canetas. Mesmo quem não conhece as técnicas mais a fundo, pratica ou já praticou sem querer alguma vez em um desses ambientes.
* Muita gente ainda confunde a modalidade com o termo Pentrix. Isso não deve ocorrer já que Pentrix é o nome de um site muito famoso criado por Fernando "Kam" Kuo, um dos pioneiros no assunto. Kam é brasileiro, mas vive nos EUA.
* No Japão, existe uma associação de Pen Spin chamada PenDolSa que vende mods prontos e acessórios para pen spinning, é a única do gênero que se tem notícia no mundo.
* Dentre os praticantes há diversos ídolos. O mais conhecido e admirado pela destreza na pratica da modalidade é, sem dúvida, Bonkura (já falecido).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Girar_a_caneta

Nenhum comentário:

Postar um comentário